terça-feira, 18 de junho de 2013

Rosa Coutinho e PIPI, Treinador do Ano e Jogador do Ano, ambos pela 2ª vez

 Festa do Futebol conheceu a sua 5.ª edição no último sábado, num evento realizado no hotel Hilton Vilamoura. Num espaço de excelente qualidade, e com a capacidade da sala esgotada, a família do futebol e do futsal do Algarve viveu uma noite de salutar convívio, marcada por homenagens de grande significado e pela atribuição dos já tradicionais prémios anuais.
Rui Bento, algarvio natural de Silves, foi o homenageado da noite, devido ao seu percurso enquanto futebolista e treinador, avultando, entre outras conquistas, o título mundial de sub-20, em 1991, e os três campeonatos nacionais por três clubes diferentes: Benfica, Boavista e Sporting.
Momento alto da noite, pelo tom emotivo presente, foi a distinção como Sócio Honorário da Associação de Futebol do Algarve de José Guerreiro Cavaco, um dirigente com uma longa folha de serviços em prol do futebol português e algarvio, tendo, entre outras funções, desempenhado o cargo de presidente da AFA e de dirigente da FPF.
No que concerne aos prémios, na arbitragem Flávio Lima (futebol) e Nuno Cebola (futsal) foram distinguidos como árbitros do ano, em função das classificações obtidas, com a Associação de Futebol do Algarve a prestar ainda uma homenagem aos árbitros Nuno Ferreira (futebol) e Hélder Carmo (futsal), que encerraram as suas carreiras.
No futebol juvenil, os juvenis do Imortal foram distinguidos como a Equipa Jovem do Ano, fruto da sua excelente participação no campeonato nacional da categoria, e Pedro Delgado recebeu o prémio destinado ao Jogador Jovem do Ano, para o qual estavam também nomeados dois outros valores emergentes do futebol algarvio, Tiago Martins e Pedro Simões. Nota ainda para a subida ao palco do jogador do Louletano Rafael Miranda, que tem o registo 1.000.000 nos serviços da Federação Portuguesa de Futebol. Ou seja, o jogador um milhão do futebol português é algarvio.
Nas distinções relativas aos jogadores do Ano, no futsal a Jogadora do Ano foi Daniela Cabrita, enquanto Nélson Carmo recebeu o prémio para Jogador do Ano. No futebol, Pituca foi distinguido como Jogador do Ano.
Nos treinadores, Rosa Coutinho mereceu a preferência dos seus pares treinadores e arrecadou o troféu em disputa, no futsal, enquanto no futebol foi Bruno Saraiva o vencedor.
No prémio Dirigente do Ano, António Barão recolheu o maior número de votos e recebeu o respectivo troféu.
Alves Caetano, presidente da Associação de Futebol do Algarve, e Reinaldo Teixeira, presidente da Assembleia Geral, usaram da palavra, numa noite de grande significado para o futebol e para o futsal do Algarve.

Votações

No prémio Jogador Jovem do Ano, os nomeados, assim como o vencedor, são indicados pelo Departamento Técnico da Associação de Futebol do Algarve. Já nos prémios relativos a Jogador/a do Ano, Treinador do Ano e Dirigente do Ano as nomeações resultam da votação efectuada pelos treinadores e, no último dos prémios referidos, pelos dirigentes, tendo sido apurados os seguintes resultados, de acordo com as indicações constantes do Regulamento (5 pontos para o primeiro indicado, 3 pontos para o segundo e 1 ponto para o terceiro):

Jogadora do Ano

Daniela Cabrita – 10 votos
Andreia Furtado – 5 votos
Patrícia Teixeira – 4 votos
Rute Duarte e Carolina – 3 votos

Jogador do Ano – Futsal


Nélson Carmo – 16 votos
Pedro Bica – 14 votos
Rui Oliveira – 10 votos
Pedro Lima – 6 votos
João Padilha – 5 votos 

Jogador do Ano – Futebol

Pituca  - 12 votos
Ricardo Pereira – 7 votos
Nélson Gregório  - 6 votos
Pias, Pedro Colaço, Jaime e Xando – 5 votos 

Treinador do Ano – Futsal


Rosa Coutinho – 23 votos
John Contreiras e Luís Barradas - 12 votos
José Lopes – 10 votos
Manolo Pagani – 8 votos 

Treinador do Ano – Futebol

Bruno Saraiva – 21 votos
Ricardo Moreira – 15 votos
Carlos Barreto – 11 votos
Mauro de Brito e Miguel Mendes – 10 votos
Nota – apenas foram contabilizados os votos em Bruno Saraiva que faziam referência à condição de treinador do Moncarapachense, uma vez que o regulamento não prevê a escolha de treinadores dos escalões profissionais

Dirigente do Ano

António Barão – 19 votos
Fernando Serol – 13 votos
César Costa – 9 votos
António Colaço – 7 votos
Carlos Gabriel – 6 votos

Fonte: Associação Futebol Algarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário