sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TESTE FÍSICO/TÉCNICO ESPECÍFICO PARA O FUTSAL

Esta tem como objetivo uma avaliação mais completa com aspectos físicos e técnicos/táticos, de uma forma global incluindo os componentes técnicos básicos com uma movimentação semelhante ao que ocorre durante o jogo e certo nível de acidose.

Antes de discutir melhor o assunto, a figura a seguir ilustra a forma de realização do teste.



Bom, vamos desvendar agora a complexa ilustração do teste. Pode-se dividir o teste em 3 partes: parte inicial com ênfase no esforço físico. A segunda e a terceira parte, com mais ênfase na técnica do passe e chute respectivamente. O raio significa o ponto de inicio do teste. As carinhas são os jogadores (as). O (a) atleta inicia o teste com deslocamento para sua direita, o caminho a ser percorrido esta demarcado pelos triângulos estrategicamente posicionados em lugares onde poderia estar um jogador no caso do sistema 3x1. À distância entre os triângulos (na prática discos ou cones) é de 10 metros.

Depois do primeiro deslocamento para direita o jogador muda de sentido e corre até o próximo disco (posição pivô), contornando e voltando pelo mesmo caminho até o ponto inicial. Muda de sentido e corre em direção a ala esquerda passando pelo disco e correndo até o disco “pivô”. Retorna pelo caminho da ala esquerda chegando ao ponto de inicio novamente.

Até então, o (a) atleta realizou uma corrida de 80 metros, dividido em 8x de 10 metros com 7 mudanças de sentido, caracterizando um esforço anaeróbio alático e lático. O tempo deve ser coletado a cada 40 metros.

A partir desse ponto, começa a segunda parte com ênfase na realização correta do fundamento passe. Serão 4 passes ao todo. O primeiro já é realizado no ponto inicial onde está o disco ‘fixo’ (vamos nomear didaticamente dessa maneira). O “T” no centro da quadra significa o treinador que deve passar a bola aos atletas durante essa parte do teste. Os (as) atletas dominam a bola, realizam o passe de volta ao treinador e correm ao próximo disco (ala direita). Executam outro passe e assim sucessivamente até chegar ao disco da ala esquerda. O passe é classificado pelo conjunto de ações e classificado em um score de 0-3. Será considerado o domínio correto, a força correta aplicada ao passe e se o passe foi em linha reta para o treinador. A distância total percorrida nessa parte será de 30 metros.

Por fim a terceira parte do teste será a fase de remates  a baliza. Posicionado no disco da ala esquerda após realizar o quarto passe o atleta receberá a bola passada pelo treinador nesta mesma ala para executar a primeira finalização.

O “T” situado no canto esquerdo da figura significa o outro treinador necessário para a realização do teste. Este deve passar a bola próxima ao centro da quadra ofensiva (marca dos 10 metros) para a execução da segunda finalização. Após o chute o (a) atleta deve posicionar-se próximo da ala direita para realizar a terceira e ultima finalização a gol.

As finalizações serão classificadas em um score de 0-3 também, sendo a FF= finalização fora (FF= 0); FD= finalização defendida (FD= 1); FT= finalização na trave (FT= 2); GOL= 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário